
As mais comuns são as palmeiras, os chorões, as fígueiras e os ipês. Estas plantas possuem a vantagem de diversificar a jardinagem, enquanto ornamentam o seu espaço interno. Como quaisquer outras, elas requerem cuidados, principalmente porque, acostumados com condições de crescimento diferentes, necessitam de adaptação para florescer e frutificar dentro de casa.
Luminosidade e espaço
É preciso escolher também o tipo de adubo a ser utilizado. Os especialistas recomendam o foliar, para a púlverização, que é mais bem absorvido e não concentra excessivamente os elementos minerais no fundo do vaso, evitando a queima das raízes. Não se esqueça de observar as recomendações do fabricante, antes de usá-la.
O tamanho do vaso é importante e não pode ser negligenciado. Lembre-se de que o crescimento de sua árvore vai depender diretamente do espaço destinado a expansão das raízes. Mas não exagere. Se a distância do solo ao teto de sua casa não for muito grande, o crescimento da árvore precisará ser limitado. Ao atingir determinada altura, providencie a poda, respeitando a forma e a beleza original da planta.
Qual a árvore ideal?

- Chorão (Salix babylonica): Além de bonita, tem crescimento vagaroso, o que permite mantê-la dentro de casa por longos períodos. Sua ramagem é longa, maleável, e descendente.
- Ipê amarelo (Tabebuia Chrysotricha): A delicadeza dessa árvore permaneçe mesmo no inverno, quando suas folhas caem e são substituídas por folhas de cacho amarelo-ouro, que recobrem toda a copa. Seu caule é reto e a copa possui ramos na parte superior.
- Palmeira-real (Archontophoenix Cunninghamia): Dotada de imponência, suas folhas verde-esmeralda são cumpridas e arqueadas; o caule é reto sem saliências. As flores dão encaixos e depois transformam-se em pequenos frutos ornamentais, de cor vermelho-brilhante.
- Laranjeira (Citrus Sinensis): Assim como no pomar, esta planta é perfeitamente cultivável dentro de casa, produzindo belos frutos.
- Jabuticabeira (Myrciria Cauliflora): Quando está na época da floração, esta árvore fica coberto de branco e perfumada, antes de produzir seus frutos característicos. O formato da copa, em pirâmide, e a folhagem suave tornam-na útil na decoração de interiores.
- Pitanga (Eugenia Pitanga): Bonita, de flores brancas e perfume delicado,com folhas de um verde profundo, seus frutos podem ter várias cores – do vermelho ao roxo, passando pelo preto e pelo branco.
- Figueira-Violino (Ficus Lyrata): Plantar forte, com copa cheia e galhos ríjos. suas folhas são grandes, verdes, marcadas pro nervuras e tem um formato de violino. Os frutos dessa espécie não são comestíveis.
- Guapuruvu (Schizolobium Parahybum): Árvore de tronco reto, regular, contrapondo-se ao formato arrendondado da copa esverdeada, muito parecida com as folhas de uma samambia. Suas folhagens surgem com força na primavera com folhas amarelas que recobrem toda copa, e caem no inverno.
- Caqui (Diospyros Kaki): A melhor variedade desta planta para cultivo é a Fuyu. No outono suas belas folhas cobertas por uma leve penúgem mudam de cor para amarelo e vermelho e depois caem. Voltam a brotar e florir na primavera, produzindo seus frutos próprios – os caquis.
Palmeiras-rabo-de-peixe (Kariota Mitis): Esta árvore de folhas densas e irregulares formam tufos com várias estípes (caules). Seu nome vem das terminações das folhas, parecida com um rabo de peixe, de cor verde esmeralda.
Pinheiro-de-Norfolk (Araucaria excelsa): Plantas de folhas pequeninas, bem verdes, comumente usadas no Natal, é elegante devido a sua copa cônica, com ramos intercalados, dispostos em andares.
Luz para fotossíntese

- Mantenha a ventilação constante para equilibrar o calor produzido pelas lâmpadas;
- Use soquetes de porcelana, mais resistentes ao calor que os plásticos;
- Evite molhar o bulbo, porque a lâmpada permaneceá acesa por várias horas;
Essas foram algumas dicas de como cultivar uma árvore de dentro de casa.
0 comentários:
Postar um comentário