quarta-feira, 3 de agosto de 2011 0 comentários By: Lola

DICAS PARA CUIDAR DAS PLANTAS

  As Plantas também são seres vivos e, por isso, merecem ser bem tratadas.Cada planta necessita de cuidados diferentes,e nem todos sabem disso.Confira as dicas para cuidar dessas belezas da natureza.


* Cada planta tem uma necessidade de água. Para saber se sua planta necessita de água, coloque o dedo no substrato, pressionando-o. Se o dedo ficar sujo, com partículas aderidas, não precisa molhar. Se o dedo praticamente limpo, apenas com poeira seca, é hora de regar.

* Nunca deixe a água acumular no pratinho, isto pode provocar o apodrecimento das raízes e morte das plantas.
* Deixe suas plantas em cima de tijolos molhados. As plantas absorvem naturalmente a água de que necessitam.

* As moscas deixarão as plantas em paz se plantarmos alguns galinhos de hortelã nos vasos. Elas não suportam o cheiro.

* O motivo do envelhecimento rápido das plantas é a desidratação. Por isso, ao podar o caule, procure fazer um corte reto e com as pontas imersas na água. Esse processo evita a entrada de ar nas células do caule e o conseqüente bloqueio da absorção de água e nutrientes. A troca diária de água, o uso de vinagre ou aspirina (cuidado o excesso pode prejudicar) impedem que as flores murchem pela ação das bactérias. E, se os botões estiverem muito fechados, coloque um pouco de açúcar no vaso para abri-los. Se puder, borrife as plantas para mantê-las frescas e hidratadas. Atenção: a cada 15 minutos fora d'água, a sua rosinha perde um dia de vida.

* Uma muda de planta pode ser transportada de um lugar para o outro sem murchar com ajuda de uma simples batata. A umidade da polpa dessa hortaliça cuidará para que a planta chegue ao local definitivo com vigor.


Cuidados especifico para algumas plantas 


 orquídea
Gosta de luz, mas o sol direto pode amarelar as folhas.
Elas não resistem a rajadas de vento e devem ser regadas apenas duas vezes por semana.
A água vaza logo, mas a raiz permanece úmida.



 CACTO
Os cactos necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de humidade,
por isso, se quer cactos saudáveis e bonitos, deve respeitar estas três regras básicas.
Há apenas uma excepção; os mini-cactos, aqueles que encontra nos supermercados
em vasinhos e que , em geral, têm menos de três anos.
Por serem mais jovens, apresentam menor resistência à exposição directa dos raios solares.
No verão, deve regar os cactos a cada cinco ou seis dias e os mini-cactos a cada quatro dias.
A terra deve ser molhada, mas não encharcada.


SamambaiasA maior parte das espécies preferem ambientes sombreados. Cantinhos úmidos e sombreados no jardim são ótimos locais.
não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer com as mudanças.
Recomenda-se manter o solo sempre úmido, mas cuidado com os excessos: nada de encharcar
A limpeza da planta é importante: aproveite para eliminar ramos secos ou doentes


Violetas
A violeta aprecia locais sem ventos, bem iluminados.Se ficar em local com sol da manhã pelo menos umas 3 horas, ela florescerá abundantemente e por longo tempo.
Para evitar que as folhas fiquem todas do lado iluminado, uma vez por semana dê um quarto de volta no vaso para que receba luz em toda a planta.
:A água no prato não é permitida, ele só serve para receber o excesso não aproveitado e não molhar sua mesa e deve ser descartada.
Coloque a água no substrato com delicadeza, evitando molhar as folhas, pois aparecerão manchas marrons, como se estivesse queimada.


KalanchoePor ser uma planta bem resistente pode ser cultivada tanto em jardins quanto em vasos e suporta bem o frio, porém se você deseja que ela obtenha um bom visual durante a maior parte do ano, devem ser tomado alguns cuidados:
Cultivar em solo apropriado, aconselhável um com boa densidade de nutrientes e poroso para evitar acumulo excessivo de água.
Irrigar sempre que necessário, não deixando a planta se ressecar para a planta não se tornar amarelada e desnutrida, porém nunca encharcá-la. Plantas suculentas sobrevivem bem à escassez d’água e o excesso pode favorecer a proliferação de fungos. A rega a cada 3 dias geralmente é mais que suficiente para as Kalanchoês e deve ser feita apenas sobre o solo, sem molhar a planta.
Prover luz suficiente senão a planta não conseguirá realizar fotossíntese e ficará enfraquecida e com as folhas amareladas.
Lembre-se também que se alguma de suas plantas contrair alguma doença ou fungo, separe-a das demais, ou no caso de apenas um ramo contaminado, execute uma poda de limpeza.


Adulbos naturais para as plantas


RESTOS DE ALIMENTOS, incluindo borras, chá, incluindo frgmentos, leite, caldo de legumes sem sal, casca de banana, etc

ÁGUA DE AQUÁRIOS adubo excelente

PREGOS E FERROS VELHOS enterre-os na terra porque o óxido de ferro é de grande utilidade para as plantas

MAÇÃSe a planta não floresce colocar vários pedaços de maçã ao redor da terra e cobrir o vaso durante 4 semanas com um plástico


AVISOS: 1. Não abusar destas receitas porque o excesso de alimento também prejudica as plantas podendo chegar a ser tóxico

2. Estas sugestões não substituem completamente as necessidades indispensáveis de azoto, potássio e fósforo pelo que será preciso complementar com algum adubo mineral
3. Não esquecer que as plantas não se alimentam apenas de água e que a terra tem de ser enriquecida com nutrientes porque estes esgotam-se com o tempo
 exigem exposição ao sol
 devem permanecer em lugar livre de vento mas com boa ventilação
 suportam quase qualquer tipo de solo, desde que tenha uma boa drenagem
 necessitam de abundante matéria orgânica, como esterco, húmus, etc.