segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 1 comentários By: Lola

Gloxínia

Nome Científico: Sinningia Speciosa
Nomes que é conhecida: Gloxínia, Cahimbo
Família: Gesneriáceas
Origem: América do Sul, Brasil
Tamanho médio: até 30cm
Flores: O ano todo
Propagação: por estaquia de folhas e sementes.

Suas folhas são grandes e arredondadas. Normalmente caem no outono e inverno. Suas flores são grandes e podem ser simples ou dobradas. Há várias cores em tons vermelhos, rosas, laranjas e arroxeado, e normalmente as flores são pigmentadas. A época de mais flores é o verão, apesar de poder ter flores o ano todo.

Ela gosta de luminosidade, mas não pode ser exposta diretamente aos raios do sol. Normalmente podem ser cultivadas dentro de casa, próximo a janelas, para receber calor e luminosidade na dose certa. Se estiver fora de um vaso e fora de casa, a gloxínia vai se desenvolver em locais de vegetação mais fechada, o suficiente para ela não ser atingida pelo sol diretamente. Ela até tolera o frio, mas seu local preferido é mesmo um ambiente mais aquecido.

Depois que as flores secarem, você deve limpar os bulbos e guardá-los em local seco e fresco. Deve replantar no final do inverno.

O solo para o seu cultivo deve ser um substrato rico em materia orgânica e bem drenável. Uma boa dica de mistura é: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgânico, 1 parte de areia grossa e 1 parte de farinha de ossos.

Não abuse da água. O solo deve ser bem drenável exatamente porque a gloxínia não gosta de muita água. Claro que o solo deve estar sempre úmido, mas sem exageros.

A adubação pode ser feita com farinha de ossos.